Centro Educacional Timóteo Alves de Brito
Componentes: Alino Dias e Carlos Andrade
Série:3°A
Professora: Geysa
Disciplina: Biologia
Peixes
Estes animais, exclusivamente aquáticos, apresentam o corpo fusiforme com nadadeiras anteriores, posteriores, dorsais e caudal.
A respiração é branquial e o sistema circulatório fechado é formado por um coração com duas cavidades, uma aurícula, um ventrículo.
Os peixes dividem-se em dois grupos principais em função da composição de seu esqueleto: os cartilaginosos e os ósseos.
Os peixes cartilaginosos (condríctios) possuem escamadas epidérmicas formadas por dentina-tubarões, cações e raias. Os peixes ósseos (osteícte os) possuem escamas dérmicas.
São animais pecilotérmicos, ou seja, não tem controle da temperatura do corpo, dependendo diretamente da temperatura ambiente.
Anfíbios
Caracterizam-se por apresentarem cintura escapular e pélvica, onde se articula os membros anteriores e posteriores, quarto membros (tetrápodes), respectivamente. Os adultos apresentam respiração pulmonar e cutânea.
Apresentam um coração com três cavidades, duas aurículas e um ventrículo, com mistura de sangue arterial e venoso, ou seja,circulação simples.
São animais que desenvolvem seu ciclo de vida em dois ambientes diferentes.
A primeira fase e aquática e corresponde a larva cujo corpo apresenta nadadeiras e a respiração e branquial.
Após a metamorfose total da larva o adulto, geralmente abandona o ambiente aquático e passa a ocupar o ambiente terrestre, adquirindo quatro patas e a respiração passa a ser pulmonar e cutânea .
Repteis
Caracterizam-se por possuírem quatro membros (tetrápodes), corpo recoberto por escamas ou placas córneas, respiração pulmonar e desenvolvimento direto.
Aves
Caracterizam-se por possuírem o corpo recoberto por penas, membros anteriores modificados em asas, bico córneo e placas córneas recobrindo as patas, respiração pulmonar e desenvolvimento direto. O coração apresenta quatro cavidades e não há mistura de sangue arterial e venoso. A circulação e dita dupla por ser pulmonar, que irriga o pulmão, e sistêmica, que irriga o corpo.
São animais homeotérmicos, ou seja, mantém a temperatura do corpo constante, independente da temperatura do meio, o que, aliado ao alto grau de desenvolvimento cerebral e ao ciclo reprodutivo anual com prole, lhes permitiu a ocupação dos mais variados ambientes no planeta.
Mamíferos
Caracterizam-se por apresentarem o corpo coberto por pêlos; têm glândulas mamárias, secretoras de leite.
O coração é composto por quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos, com circulação dupla: a respiração é pulmonar e são animais homeotermos.
Os principais grupos de mamíferos são os marsupiais e os placentários.
Os mamíferos apresentam uma diversidade muito grande, ocupando os ambientes terrestre, aquático e aéreo, com ampla distribuição pelo planeta, principalmente devido à homeotermia e à grande capacidade de adaptação individual, decorrente de seu alto grau de desenvolvimento cerebral, além do excessivo cuidado com a prole.
Filos dos animais
Poríferos
Os poríferos (ou esponjas, filo porífera) não têm tecidos verdadeiros nem órgãos, embora exista alguma divisão de trabalho entre as células. A parede do corpo dos poríferos delimita uma cavidade denominada de átrio ou espongiocele; na extremidade oposta à base, há uma abertura, o ósculo.
Os poríferos não se deslocam pelo ambiente. São fixos e têm poros, pelos quais entra uma corrente de água que circula pelo átrio e sai pelo ósculo. A água traz oxigênio e partículas alimentares, como protozoários e algas unicelulares, e carrega gás carbônico e resíduos. Portanto, são animais filtradores.
Não apresentam órgãos sensoriais, células musculares nem sistema nervoso.
Os poríferos distinguem – se de outros animais pela ausência de cavidade digestória e por apresentarem apenas digestão intracelular.
O corpo dos poríferos é sustentado por espículas (que lembram pequenas agulhas isoladas ou interligadas, que podem ser calcárias ou silicosas) ou fibras protéicas de espongina.
Cnidários
Os cnidários (ou celenterado, filo Cnidária) são geralmente marinhos, embora existam representantes de água doce. Entre os cnidários, encontram-se as formas do pólipo e medusa. O pólipilo normalmente é fixo por uma extremidade; tem aspecto cilíndrico e, naextremidade livre, uma boca rodeada de tentáculos. A medusa assemelha-se a um sino, tendo a boca em posição inferior e as bordas com tentáculos.
Cnidários não têm sistemas respiratório, cardiovascular ou de excreção.
Artrópodes
Os artrópodes (filo Arthropoda) caracterizam-se por apresentar apêndices articulados e revestimento externo (exoesqueleto) com quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Seus três grupos principais são insetos (classe Insecta), aracnídeos (classe Arachnida) e crustáceos (subfilo Crustacea). Há grupos menores: quilópodes (classe Chilopoda) e diplópodes (classe Diplopoda), chamados conjuntamente de miriápodes.
Ao corpo segmentado dos artrópodes, ligam-se vários apêndices (como patas e antenas), cujos segmentos articulados possibilitam movimentos. O sistema nervoso é constituído por um gânglio cerebral e um cordão nervoso ventral, de onde partem nervos
Os artrópodes – que são tribláticos e celomados - têm tubo digestório completo e digestão extracelular. Seu sistema cardiovascular é aberto.
Moluscos
Entre os moluscos (filo mollusca), há representantes aquáticos (a maioria) e terrestres. Apresentam corpo mole, sem segmentos, ao contrario do que ocorre com artrópodes e anelídeos.
Distribuem –se nas classes Gastropoda, Bivalvia (ou pelecypoda), cephalopoda e em outras menores.
A maioria dos moluscos apresenta concha, um exoesqueleto calcário protetor. A lula tem concha interna, enquanto o polvo não possui.
Muitos moluscos possuem rábula, espécie de língua denteada que raspa e fragmenta os alimentos.os moluscos filtradores (como os mexilhões ) não tem rábula.
Na massa visceral, concentram –se os órgãos: intestino, glândulas, sistemas cardiovascular, de excreção, genital etc .
Os moluscos aquáticos em geral apresentam brânquias; os terrestres tem a cavidade do manto bastante vascularizada, atuando como um pulmão rudimentar.
Os equinodermos (filo Echinodermata) são exclusivamente marinhos. Incluem estrelas-do-mar, lírios- do- mar, pepinos- do- mar, ouriço- do- mar e bolachas- da- praia. Exibem simetria pentarradial: seus corpos podem ser divididos radialmente em cinco partes simétricas.
A maioria dos equinodermos tem a boca em contato com o substrato sobre o qual se apóia (face oral) e o ânus na face oposta (face aboral). Na face oral, apresentam pés ambulacrários, que permitem movimentação e fixação. As estrelas- do – mar tem geralmente cinco braços, dispostos como raios ao redor de um centro. O ouriço- do- mar exibe corpo globoso,coberto por espinhos móveis.
Junto a boca, está a lanterna- de- Aristóteles, que e uma estrutura formada por uma armação de cinco dentes sustentada por ossículos e músculos, utilizada na trituração dos alimentos.
Dispõem de estruturas de proteção,como o esqueleto, os espinhos (alguns venenosos) e as pedicelárias, que agem como pinças, capturando presas e retirando, da superfície corporal, parasitas e corpos estranhos.
Esses animais possuem um endoesqueleto calcário, recoberto por fina camada de epiderme. São enterozoários completos: o tubo digestores inicia- se na face oral e termina no ânus, em uma placa da face aboral.
REFERÊNCIAS
Livro de Biologia - Volume único - Ensino médio
Autores: José Arnaldo Favaretto
Clarenda Mercadante
1º edição - São Paulo
Editora: Moderna, 2005
Curso do estudante globalizado - concursos e vestibulares
1º e 2º ano - Ensino médio
Editora: DCL - Difusão cultural do Livro
Edição: 1998





































Nenhum comentário:
Postar um comentário