Componentes: Aline Colatino,Janier,Jessica,Juliane,Lucas,Maicon,Mara e Uilta
Série:3°A
Professora: Geysa
Disciplina: Biologia
O Reino Plantae é representando por mais de 30.000 espécies vegetais, cuja história evolutiva foi marcada pela grande capacidade adaptativa na conquista gradual e extensa do meio terrestre. As plantas desenvolveram estruturas especiais, novas funções e mecanismos reprodutores capazes de superar o problema da perda de água para o ar. Muitas dessas adaptações garantem o processo de fecundação, que na maioria dos grupos depende de água do meio ou de líquidos secretados pelos órgãos femininos para possibilitar o encontro dos gametas .
Os vegetais podem ser caracterizados como organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes. As clorofilas e outros pigmentos relacionados à fotossíntese sempre ficam no interior no interior de plastos. A parede celular é de celulose e o amido é a principal substância de reserva, armazenado na forma de grãos insolúveis.
Os vegetais tem apenas 4 grandes grupos de classificação : Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e angiosperma , como suas características básicas .
Briófitas : Termo genérico que se aplica a um grupo formado por mais de 20.000 espécies de plantas pequenas que crescem habitualmente sobre o solo, troncos de árvores e rochas de ambientes úmidos.
Características
Dentre as briófitas mais simples, as hépaticas ainda apresentam o talo, semelhante ao das algas, em forma de uma lâmina que se fixa ao substrato por filamentos celulares simples, os rizóides, de função absorvente. Nos musgos, também do grupo das briófitas , existem caule e folhas muitos simples, sem vasos condutores de seivas. Por isso, alguns biólogos preferem chamá-los de caulóides e filóides.
Musgos
Ciclo reprodutivo de um musgo
Pteridófitas: grupo das samambaias, o surgimento de vasos condutores está diretamente relacionado à adaptação ao meio terrestre. Elas já apresentam, bem desenvolvidas, verdadeiras raízes, caules e folhas. Essas plantas são chamadas traqueófitas, pois seu tecido condutor é representado pelas traquéias ou vasos lenhosos ( xilema), que transportam água e sais absorvidos pelas raízes e pelos vasos liberianos ( floema), que , por sua vez, transportam uma solução orgânica com os produtos da fotossíntese.
Características
Gimnospermas : são espermatófitas, ou seja, plantas cujas sementes não ficam protegidas no interior de um fruto. Daí o significado do nome, sementes nuais.
As primeiras plantas com sementes foram as pteridospermas , que existiram há cerca de 300 milhões de anos. Esse grupo,já extinto, representou a transição evolutiva das pteridífilas para as gimnospernas. Elas eram grandes árvores, de caules lenhosos e , portanto, já tinham vasos condutores ( traqueófitas) .
Ciclo do Gimnospermas
Pinha
Angiosperma : grupo mais recente na história evolutiva dos vegetais, apresentam duas características exclusivas, as flores e os frutos, que mostram uma incrível diversidade nas suas cerca de 250 mil espécies. Nas angiospermas , além da existência de raízes, caules, folhas e sementes, as flores e os frutos são um destaque muito especial do mundo das plantas. Fica difícil, por exemplo, estimar toda a importância das muitas relações que se estabeleceram entre os animais e as angiospermas, o que elas representaram para a consolidação dos principais ecossistemas terrestres e para a recente evolução desses seres.







Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhummm ficou muito bom o trabalhoo...
ResponderExcluirvlwww
o segundo esquema do ciclo de vida, na legenda fala ser das briófitas e na verdade é das pteridofitas.
ResponderExcluir